top of page

Lei do Superendividamento: como pode te ajudar?

  • Foto do escritor: Esdras Biazi Santos
    Esdras Biazi Santos
  • 26 de out. de 2022
  • 1 min de leitura


Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a porcentagem de famílias brasileiras endividadas atingiu cerca de 74% este ano.


Com isso, tivemos uma lei recente que entrou em vigor em julho de 2021, conhecida como Lei do Superendividamento, a qual traz novas proteções ao consumidor, especificamente em relação a negociação de dívidas.


Esta lei trouxe mecanismos para repactuar as dívidas do consumidor que tenha a impossibilidade manifesta de pagá-las sem comprometer em seu mínimo existencial.


Com essa lei é possível fazer um plano de pagamento para todos os credores em um mesmo processo, semelhante ao que é feito em uma recuperação judicial de empresas. Tal plano deve respeitar o prazo máximo de cinco anos. Caso não houver acordo entre as partes na fase conciliatória, cabe ao juiz determinar prazos, valores e formas de pagamento.


A principal vantagem da negociação com tantos credores consiste no fato de que o devedor não precisará escolher qual dívida quitar. Ao incluir todos os débitos num mesmo plano de pagamento, acaba a dificuldade financeira e psicológica de pagar uma dívida e faltar dinheiro para as demais. A lei, no entanto, está disponível apenas para dívidas ligadas a consumo, a contas domésticas e alguns débitos com instituições financeiras de pessoas físicas.


Para maiores informações estamos à disposição.

 
 
 

Comentários


bottom of page